11 98951.4844 [email protected]

A Potenciali recebe alunos de diversas idades de 4 a 16 anos. Ao longo dos anos tive o privilégio de acompanhar o crescimento físico, intelectual e emocional desses alunos e suas famílias. É interessante perceber a diferença de amadurecimento entre pais, mães, filhos e filhas. Somos todos diferentes e muitas vezes esquecemos disso. 

O crescimento físico e intelectual são triviais e literalmente vemos acontecer. O crescimento emocional é diferente. Precisamos perceber, entender e ACEITAR. O que mais vejo acontecer é o oposto. Eu me incluo, como pai. Não percebemos, não entendemos e não aceitamos, inconscientemente. Alguns percebem, poucos entendem e uma minoria aceita a mudança dos filhos “pequenos” para a nova fase adolescente.

Lembrando que, a adolescência emocional nem sempre acompanha a cronologia física. Cada família tem sua dinâmica e cada indivíduo dessa família influencia o sistema familiar quando se “move”, fazendo com que todos também se movimentam. Cenário perfeito para divergências entre casais e principalmente entre pais e filhos. Os temas são inúmeros: hora de estudar, forma de estudar, atividades do dia-a-dia, autoridade, obediência, forma de responder, perfis comportamentais, conceitos da sociedade e da vida, entre outros tantos. Qual a solução? 

 Respeito e aceitação. Quando tomamos consciência dessas mudanças todas, aceitamos que aquelas crianças cresceram e respeitamos o adolescer, nossa postura muda, a conversa, até a “bronca” muda e consequentemente aquele “serzinho” maravilhoso que se sentia incompreendido, sem saber como se expressar, também muda. Que fase linda e rica de aprendizados mútuos! 

O melhor de tudo é que os pais e mães continuam no “comando” só que de outra forma. Nessa fase o exemplo continua valendo ouro e as palavras e sermões podem ser feitos através de parábolas e histórias, não mais naquele momento de emoção exacerbada que causava um silêncio imediato. Respeitar e aceitar que isso não funciona mais, não quer dizer que os pais perderam autoridade, só quer dizer que pais e mães são adultos e eles são adolescentes testando a maturidade, a serenidade e o equilíbrio dos pais.

Visto por essa ótica, pais e mães podem respirar fundo e quase suspirar admirando o crescimento dos seus filhos novamente. As descobertas, o raciocínio, a opinião própria, a ousadia, são habilidades que serão muito importantes em suas vidas. Essas habilidades serão calibradas ao longo desta próxima fase. As conclusões de raciocínios mirabolantes ou simplistas, hoje serão pouco aceitáveis mas evoluirão ao longo do tempo.

Lembra-se de quando começaram a tentar escrever? A letra não era tão legível mas mesmo assim aplaudimos ou ajudamos com alegria e compreensão. Ou seja, respeitamos e aceitamos a falta de habilidade motora daquela criança. É com esse espírito que os pais podem começar a se adaptar e iniciar uma nova fase junto com seus filhos.  

Somos todos diferentes, temos nosso próprio tempo interno e cada família, também tem suas características únicas. Sendo assim, se espelhar em outras famílias têm uma chance enorme de não funcionar.

Rever valores e redefinir posturas comportamentais dentre de sua própria família de acordo com seus valores pode ser uma solução. não há certo errado na educação de filhos, o que há é o exercício constante de observação e respeito na prática e com muito amor.