11 98951.4844 [email protected]

Magic the Gathering e seus benefícios!

Pra você que nunca ouviu falar no “Magic”, ele foi criado em 1993, foi um dos primeiros TCG (Trading Card Game) e após 28 anos ainda se mantém no mercado com mais de 20 milhões de jogadores mundo afora e conta com mais de 20.000 cartas únicas. Nos últimos 10 anos estima-se que foram produzidas mais de 20 bilhões de cartas e há poucos anos atrás teve o lançamento de sua versão digital, o Magic The Gathering Arena.

O jogo

Magic coloca os jogadores no papel de magos que invocam criaturas e lançam feitiços para vencer os adversários. Inicialmente cada jogador monta um deck (baralho) contendo pelo menos 60 cartas, entre elas criaturas, mágicas, artefatos, terrenos e muitos outros tipos. Todo turno você joga um terreno (seu recurso principal para jogar suas cartas), lança seus feitiços e é a vez do oponente, cada jogador começa com 20 pontos de vida e quem chegar a zero primeiro perde.

As cartas são divididas por cores, e cada uma representa uma força: o branco possui grandes defesas e curas, o preto busca enfraquecer via descarte e destruição, o verde povoa o campo e energiza suas criaturas, o vermelho possui magias rápidas e causam bastante dano e, o azul que busca ter total controle do campo. Existem também cartas incolores como os artefatos e cartas douradas que possuem mais de uma cor.

Benefícios

O Magic já esta no mercado a muitos anos e todo ano eles lançam novas cartas e novas mecânicas, de forma que você pode combinar alguma mecânica já existente com alguma nova e assim criar diferentes estratégias, por ser um jogo em constante mudança, você sempre esta aprendendo algo novo ao jogar.

Dentre os benefícios mais evidentes estão:

Socialização: Magic é um jogo que pode ser jogado não só de duas pessoas, como em grupo e isso forca o jogador a se comunicar e ouvir os outros, assim como o ensina a ter paciência para aguardar seu turno e tem também o emparelhamento de afinidades dentro dos aspectos do jogo, alguns gostam mais de montar os decks, alguns jogam apenas com uma cor e outros só estão ali para colecionar também.

Pensamento estratégico: A todo momento algo está acontecendo no campo e conforme os turnos vão passando, mais variáveis vão sendo adicionadas, a cada turno que passa você precisa pensar mais em sua próxima jogada, nas suas escolhas, ficar atento aos efeitos não só de suas cartas mas também nas do seu oponente, pois qualquer deslize pode colocá-lo em uma situação complicada.

Matemática: Quando falamos em calculo no Magic, em primeiro momento parece ser simples, pois geralmente resume-se a contas de adição e subtração, no entanto, você deve lembrar que muitas outras variáveis estão envolvidas, quando você soma a matemática a elas e o cálculo rápido, as coisas começam a complicar e às vezes um de dano que pra muitos parece ser irrelevante, pode acabar te levando a derrota.

Leitura e Interpretação: Seja na versão física ou na versão digital, a leitura sempre está presente. As cartas tendem a ter bastante texto e muitas delas podem ser utilizadas de formas diferentes, cabe ao jogador conseguir extrair o máximo o potencial de cada carta.

Vocabulário e Idiomas: As cartas de Magic atualmente se encontram em mais de dez idiomas diferentes e eventualmente você vai acabar se deparando com uma carta em inglês ou espanhol, essa pode ser uma oportunidade para você aprender ou reforçar seu conhecimento de outras línguas. Além de que no Magic geralmente são utilizados alguns termos não muito comuns, assim enriquecendo ainda mais seu repertório com novas palavras.

E outros que variam de pessoa pra pessoa, tais como:

-Criatividade
-Resolução de problemas
-Gerenciamento de recursos
-Noção de causalidade (relação entre causa e efeito)

E é claro, a boa e velha diversão.

Conclusão

Por mais que o jogo pareça complicado no começo, ao aprender o básico você já consegue extrair bastante do jogo e já te prepara para uma longa jornada. Aqui na Potenciali nós temos o Magic não só como um jogo, mas também como uma ferramenta de aprendizado para os alunos e também para os educadores, querendo ou não todo dia estamos ensinando ou aprendendo algo novo. Nossos baralhos contêm cartas recentes que possivelmente seus filhos verão por aí, como também cartas antigas de diferentes épocas da historia do Magic. Além de um jogo incrível, com artes maravilhosas, cada carta do Magic também tem seu lugar na historia do jogo, caso vocês se interessem, a historia completa pode ser encontrada no site oficial. Para o ano de 2021 teremos novidades em breve, de forma que consigamos não só ajudar novos alunos a aprender, como também seus pais.

Conheça os nossos cursos através do link https://potenciali.com.br/trilha-escolar/ e confira mais sobre como desenvolver as habilidades socioemocionais e como podemos ajudar a preparar o seu filho para crescer mentalmente saudável e conseguir enfrentar os diversos desafios e superações que ele terá que passar na vida.